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Base de Conhecimento Trust Filmes

Como funciona a Pós-Produção na Trust Filmes?

As ilhas de edição de Trust Filmes possuem um padrão de uso. 

Esse padrão tem o objetivo de padronizar, facilitar o trabalho e deixar todos no mesmo nível de conhecimento quanto a estrutura utilizada e acesso aos projetos e filmes.

 

1. Computadores e Armazenamento

 

As máquinas das ilhas possuem sistema RAID/Backup onde serão armazenados todos os trabalhos em andamento.

Por padrão toda ilha Trust Filmes possui um HD LACIE de 8Tb para trabalho e um Case com 16Tb para o backup via Time Machine da Apple.

2. Estrutura de armazenamento

 

O padrão de organização dentro da HD LACIE deve respeitar a seguinte ordem.

 

[Nome do Cliente] / [Nome do Trabalho]*

*O nome do trabalho é o mesmo adicionado no Basecamp

 

Dentro da pasta do trabalho deve ser organizado como na imagem abaixo.

As 3 primeiras pastas servem para guardar os filmes de acordo com os momentos:

 

  1. 01_f_versoes: para as versões a serem enviadas para o cliente para aprovação e gerar o histórico no decorrer do trabalho. NA FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESSA PASTA SERÁ APAGADA.
  2. 02_f_aprovados: a pasta onde ficarão os filmes aprovados. NA FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESSA PASTA SERÁ APAGADA.
  3. 03_f_online: onde ficarão as versões online, finalizadas e entregues.

 

Essa estrutura é definida em dois locais.

O trabalho de filmagem gera muito material e ele deve ser armazenado nas Hds de edição das ilhas dentro da estrutura acima.

Para os trabalhos mais leves como Motions, artes em vetor, documentos de textos, etc… usar a mesma estrutura dentro do “Shared Drivers” do Google Drive Business, explicado mais a frente.

 

ATENÇÃO

A HD local (hd do sistema) NÃO deve ser utilizada para transporte de arquivos, pois ocorrendo um problema na máquina e seja preciso restaurá-la, por exemplo, não perdemos nada dos trabalhos.

 

Onde se lê “arquivos das montagens na raiz (FCPX ou Premiere)” significa que o arquivo dos softwares de edição não linear devem estar na raiz da pasta do projeto. Se houver a necessidade de ser gerado mais de um projeto, deve ser documentado em um arquivo .txt junto deles justificando e sinalizando o que contem em cada um deles para masterização futura.

Dentro dele deve estar todas as sequências desenvolvidas e quando masterizar selecionar somentes as finais válidas.

A nomeação das timelines (projects no FCP) devem ter uma relação com o trabalho e a versão – ex: nome do trabalho v01 ou ainda nome do trabalho legendado v01

NUNCA fazer alterações vindas do cliente no projeto do video enviado, duplicar o projeto, nomear a versão e fazer os ajustes nessa nova versão. Isso faz com que tenhamos um histórico de montagens e caso necessário pode-se restaurar a anterior.

Por definição SEMPRE a última versão é a final e que será masterizada, podendo coexistir a versão de número maior completo + versão com legendas + versão base limpa.

3. Masterização

Salvo instruções específicas para determinados trabalhos, o processo de masterização funciona assim:

  1. O trabalho foi finalizado e houve a comunicação para a área de pós-produção através do Basecamp.
  2. Deve-se criar uma BASE LIMPA de todos os vídeos do trabalho.Aqueles que foram aprovados e suas versões.
    Essa base limpa deve ser composta pelo vídeo sem vfx ou motions e também as trilhas de áudio separadas.
  3. Apagar os filmes versões das pastas 01 e 02.
  4. Ter uma pasta com o nome do projeto com os filmes finais em alta mas com o CODEC H264 que gera arquivos menores em tamanho.
  5. Essa pasta com os videos finais em H264 deve ser copiada para o Google Drive Business na [Pasta do Cliente]/[•Videos]/[55555 – CLIENTE – NOME DO JOB]. 
  6. Os arquivos de base limpa devem estar separados dos vídeos finais da sequinte forma: dentro da pasta dos vídeos finais, colocar uma pasta [Base Limpa] e colocar as mesmas dentro dessa pasta.
  7. Devemos manter os materiais brutos por 3 meses e depois apagá-los. 
  8. Caso a HD LACIE esteja com pouco espaço, podemos gerenciar esses trabalhos ja finalizados copiando eles para uma HD de 6Tb que se encontra na ilha e liberar espaço na HD LACIE.

Quando for necessário a masterização mais pesada (será comunicado quando realizar) os passos a serem seguidos são os abaixo:

  1. Através do aplicativo DiskCatalogMaker instalado no Mac abrir o arquivo master_videos_v2.dcmd que se encontra em — [Shared Drivers]/[Catalogos Trust Filmes] e ver qual HD de Masterização está disponível para copiar o trabalho a ser masterizado.
  2. Localizar a HD na gaveta (todas tem etiqueta com o número).
  3. Colocar a HD em um Dock e montar ela no Mac.
  4. Realizar a cópia para a HD.
  5. Fazer a verificação se copiou corretamente.
  6. Apagar o trabalho da HD da ilha.
  7. Realizar o scan da HD de Master (Dock) no aplicativo DiskCatalogMaker para atualizar o catálogo.
  8. Fazer um print da tela com a masterização realizada e postar, como forma de protocolo, dentro do trabalho no Basecamp.

O DiskCatalogMaker tem tudo que está masterizado catalogado, que fica fácil localizar um trabalho antigo.

Obs.: O passo 5 é de extrema importância pois deixamos em nosso GD de fácil acesso as versões finais de todos os filmes que realizamos. NÃO PULAR ESSE PASSO.

4. Google Drive

 

Todos os profissionais que trabalham diretamente nas ilhas possuem uma conta no Google Drive Business da Trust Filmes.

 

Nessa conta existe a pasta “Shared Drivers” onde estão todas as pastas dos clientes e dentro de cada pasta de cliente as pastas dos trabalhos, que podem ser acessadas pelo Finder como na imagem abaixo.

Todo trabalho deve ter sua pasta dentro da pasta do cliente com todo material importante para o andamento do trabalho. Salvo os brutos e montagens que são armazenados nas Hds das ilhas.

 

Revisão: 14/02/2025

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